Ir para o conteúdo principal
05/04/2016 eDok

Segurança é Item de Série

Em julho, eDok só com segurança.

Já se vão uns bons anos desde que o eDok passou a ter acesso com segurança. Ele é representado pelo tal “cadeadinho verde” do seu navegador. Desde que se tornou disponível, nossos clientes passaram gradativamente a usá-lo. Contudo, cerca de 30% de todos os acessos ainda são feitos de modo não seguro.

O mundo mudou. O interesse por qualquer tipo de informação privilegiada, pessoal ou institucional, cresceu de modo vigoroso. Todo sistema GED é um alvo preferencial para gente mal intencionada em busca de tais informações. Isso não seria diferente para o eDok.

Dos pontos de vista da governança e jurídico, o vazamento de informações confidenciais de um beneficiário de seguro ou de um colaborador, por exemplo, pode acarretar problemas seríssimos em auditorias e decisões judiciais, incluindo aqueles que causam danos financeiros e de imagem.

Segurança sem Esforço para Você

Em nossa operação, presamos por cada detalhe da segurança dos nossos sistemas. Essas medidas não tem custo adicional para o cliente, pois entendemos que é nossa obrigação prestar o serviço mais seguro e inviolável que estiver ao nosso alcance.

Por força de questões de cunho técnico, éramos obrigados a manter um acesso inseguro aos clientes. Ao longo do tempo e com a evolução tecnológica, essas restrições foram desaparecendo gradativamente. Hoje podemos olhar para esse cenário de outro modo.

Depois de muito deliberar internamente, chegamos a uma conclusão: é hora de desligar a chave do acesso inseguro.

A partir do dia 01 de julho de 2016, o acesso inseguro ao eDok será desativado de modo permanente em todos os clientes ativos. As tentativas de acesso de modo inseguro serão redirecionadas para o modo seguro automaticamente a partir desta data.

A partir de hoje, todos os novos clientes só terão acesso seguro ao eDok.

Trocando em miúdos: o endereço para acessar o eDok vai mudar.

Comparação de acesso inseguro e seguro ao eDok.

Comparação de acesso inseguro e seguro ao eDok.

Notou “cadeadinho verde” e o s depois do http? Eles indicam que seu acesso é seguro e você pode navegar tranquilo no eDok.

Pode ser que você já acesse o eDok assim ou o seu navegador faz essa mudança automaticamente para você. Depois da mudança o nosso sistema fará isso também. Em todo o caso você não precisa fazer nada.

Perguntas e Respostas

Sabemos que toda mudança gera dúvidas. Por isso preparamos um breve FAQ com as perguntas e respostas mais frequentes neste tipo de mudança. É só clicar numa pergunta abaixo para ler a sua resposta.

Quando será essa mudança?
Pra quem vale essa mudança?
Quanto isso me custará?
Eu preciso fazer algo para acessar o eDok em segurança?
Preciso alterar meu favorito?
O meu eDok é inseguro?
Preciso alterar minha senha no eDok ao usar o modo seguro?
Se existe um meio de tornar o eDok mais seguro, porque não foi feito antes e porque não fazer isso já?
Técnica - Essa mudança é compatível como meu navegador ou sistema operacional?
Técnica - A mudança vale para o FTP e a API?
Técnica - Acesso o eDok pelo domínio da minha empresa. Isso continuará funcionando?
Técnica - Preciso auditar a segurança do eDok. Como faço isso?
Etiquetas: , ,