Ir para o conteúdo

Começando

Esta seção contém os passos iniciais para começar a usar o eDok, informações de suporte técnico, convenções e glossário. Sua leitura é recomendada a todos os usuários do eDok.

Para saber como utilizar outras funcionalidades do eDok, consulte os manuais na barra lateral.

eDok em 5 Passos

Projetamos o eDok com esses objetivos em mente:

  • Fornecer um repositório de documentos seguro e de longo prazo;
  • Fornecer acesso seguro e auditável aos documentos;
  • Automatizar o máximo possível e com máxima precisão a digitalização e indexação de documentos;
  • Permitir que quaisquer sistemas de terceiros sejam integrados facilmente;
  • Ser fácil e rápido de usar;
  • Diminuir os custos de gestão de documentos jogando a papelada fora.

Para que você aproveite esses benefícios em sua totalidade, elaboramos este breve guia com 5 passos para você implantar o eDok usando todas as informações contidas neste manual.

Passo 1: Classificar

O primeiro passo para uma gestão eletrônica de documentos bem sucedida é definir como você vai classificar e identificar seus documentos. O conhecimento necessário para isso está no Manual de Administração, nas seções:

Passo 2: Configurar

Após classificados e identificados, é hora de preparar os scanners para operarem corretamente com o eDok, configurando formato, cor, resolução e envio para o FTP. Aprenda a fazer isso em:

Passo 3: Assinar

Agora você precisa criar os usuários que vão acessar o eDok. Alguns deles podem assinar documentos. Veja como fazer isso em:

Passo 4: Usar

Agora é só usar eDok. Aprenda a fazer isso em:

Passo 5: Integrar

O eDok é muito mais poderoso quando você coloca outros sistemas para acessar os documentos dentro dele. Isso pode ser feito em:

Prontinho! Em cinco passos você coloca o eDok para trabalhar por você, economiza muito em seus processos com documentos e pode se livrar daquela papelada toda!

Suporte Técnico

O suporte técnico do eDok está pronto para ajudá-lo de segunda a sexta-feira entre as 9h e 17h (Horário de Brasília), exceto feriados nacionais e em São Paulo-SP (estaduais e municipais). O prazo de resposta (SLA) padrão é dois dias úteis.

Para falar com o suporte, basta enviar um email para:

suporte arroba edok ponto com ponto br

Dispositivos Suportados

O eDok é uma aplicação universal que pode ser usada em computadores, dispositivos móveis (tablet, celular, relógios, IoT etc) e até mesmo TVs conectadas com qualquer navegador moderno. Alguns rótulos, elementos e funcionalidades podem ser suprimidos para atender às limitações impostas por dispositivos móveis.

Sistemas Operacionais Suportados

Na interface web e nas APIs de visualização voltadas ao usuário, o eDok suporta os sistemas operacionais baseados em Android, iOS, Linux, Mac OS X e Windows nas versões que estejam dentro do ciclo de suporte ativo dos seus respectivos fabricantes. Consulte os fabricantes dos sistemas operacionais para mais informações.

Sistemas operacionais em ciclo de suporte estendido ou encerrado não são suportados pelo eDok.

Navegadores Suportados

Na interface web e nas APIs de visualização voltadas ao usuário, o eDok suporta os navegadores Chrome, Edge, Firefox (em computadores e dispositivos móveis) e Safari (somente iOS) nas versões que estejam dentro do ciclo de suporte ativo dos seus respectivos fabricantes, ou que estejam marcadas como LTS ativo. Outros navegadores baseados nos referidos anteriormente podem funcionar com o eDok, porém não são suportados. Consulte os fabricantes dos navegadores para mais informações.

Navegadores em ciclo de suporte estendido ou encerrado não são suportados pelo eDok.

Em função de limitações impostas pelos fabricantes de dispositivos móveis, alguns visualizadores de documentos não estão disponíveis nos navegadores dessas plataformas. Nestes casos, um documento é baixado e pode ser visualizado com um aplicativo de sua preferência.

Idiomas Suportados

Nosso suporte técnico está preparado para atendê-lo em português e inglês.

Na interface web e nas APIs de visualização voltadas ao usuário, os idiomas suportados são português e inglês. Para alterar o idioma, basta configurar seu navegador para o idioma desejado. Consulte os fabricantes dos navegadores para mais informações. Rótulos e identificadores são mostrados como foram digitados ou extraídos e não são traduzidos. Na API DocMetadata, as mensagens de retorno são exclusivamente em inglês.

O site e estes manuais estão disponíveis em português. Por ora, utilize ferramentas de tradução online para lê-los em outros idiomas.

Reportando Erros

Se você notar algum erro ou que algum tópico destes manuais não está claro, não hesite em acionar nosso suporte técnico para sugerir uma correção. Estes manuais evoluem com o eDok para tornar a sua experiência sempre mais eficiente e produtiva.

Convenções

Para uniformizar o entendimento das informações contidas nos manuais do eDok, utilizamos algumas convenções quanto a origem, formatações e terminologias. Utilize-as para a correta compreensão desta documentação.

Origem

Todas as descrições e exemplos nestes manuais têm como origem o nosso ambiente de demonstração. Ao aplicar o conhecimento obtido neles, adapte-o às necessidades do seu próprio ambiente.

Todas as informações contidas nos textos ou imagens são fictícias.

AC eDok Demo

Os documentos do ambiente de demonstração são assinados digitalmente utilizando certificados emitidos pela AC eDok Demo. Isto faz com que eles apareçam com validade desconhecida em softwares de visualização de documentos. Para vê-los com validade completa, mimetizando o que ocorrerá com documentos assinados com certificados digitais ICP-Brasil, consulte nossa página sobre a AC eDok Demo.

Utilizamos nossa própria AC RAIZ FICTÍCIA para demonstrar os recursos técnicos do eDok e para evitarmos o endosso de ACs específicas, uma vez que o eDok pode utilizar certificados de toda a ICP-Brasil.

A AC eDok Demo não é parte da ICP-Brasil e não possui respaldo jurídico. Jamais a utilize em produção ou como prova jurídica. Como o ambiente de demonstração é público, não recomendamos que você utilize nele seus certificados ICP-Brasil.

Formatação

Ao longo de toda a documentação, utilizamos formatações padronizadas para facilitar a leitura e o entendimento das informações nela contida.

Links

Links aparecem destacados na cor laranja. Por exemplo:

Saiba mais sobre este manual.

Caixas de Destaque

Diversas caixas de destaque são utilizados para evidenciar tópicos com importância diferentes. Essas caixas são representadas como:

DESTAQUE: texto em uma caixa com borda cinza como esta contém uma informação destacada.

DICA: texto em uma caixa com borda verde como esta contém uma informação cujo conteúdo PODE trazer algum benefício se observado.

AVISO: texto em uma caixa com borda amarela como esta contém uma informação importante cujo conteúdo PODE ser observado com atenção.

CUIDADO: texto em uma caixa com borda vermelha como esta contém uma informação crítica cujo conteúdo DEVE ser observado com atenção.

Imagens

As imagens ajudam contextualizar a descrição das funcionalidades e podem aparecer integradas ao texto, com indicadores numéricos ou sombreadas. Os exemplos abaixo demonstram como:

  • Integradas ao texto:

    Exemplo de Imagem

  • Com indicadores numéricos, a descrição que segue fará referência aos indicadores:

    Exemplo de Imagem com Indicadores Numéricos

    1. Menu Lateral;
    2. Barra de Ferramentas;
    3. Área de Trabalho;
    4. Rodapé.
  • Sombreadas, a descrição que segue refere-se a parte mais clara, e a parte sombreada não será abordada:

    Exemplo de Imagem Sombreada

    A coluna Ações será descrita. Já as demais, não.

Rótulos e Código

Rótulos da interface, endereços, código, saídas de comandos e outros elementos digitáveis podem ser apresentados em linha, blocos e caixas de destaque. Os exemplos abaixo demonstram como:

  • Código em linha: Entrar, https://www.edok.com.br, Content-Type: application/pdf

  • Código em bloco:

    $> echo "Diga olá, eDok!"
    Diga olá, eDok!
    
  • Código em caixa de destaque:

    Não esqueça! Ao terminar, clique em Salvar.

Todos os comandos, listagens e saídas de código apresentados têm como referência sistemas operacionais baseados em Linux.

Glossário

A tabela abaixo apresenta os significados de alguns termos e/ou siglas utilizados em toda a documentação do eDok.

Termo/Sigla Significado
AC Autoridade Certificadora são entidades que emitem, expedem, distribuem, revogam e gerenciam os certificados, disponibilizando aos usuários lista de certificados revogados e outras informações necessárias, e mantendo o registro de suas operações.
ACT Autoridade Certificadora do Tempo são entidades de confiança que emitem o Carimbo do Tempo. Possuem a responsabilidade geral pelo fornecimento do Carimbo do Tempo, através de um conjunto de atributos fornecidos pela parte confiável que, associado a uma assinatura digital, prova a sua existência em determinado período.
API Application Programming Interface, ou interface de programação para aplicações. Uma camada de software que implementa métodos para a troca de informações entre aplicações distintas.
Assinatura Digital Um esquema matemático para verificar a autenticidade de mensagens ou documentos digitais. Definida pela Lei Nº 14.063/20, Art. 4º, Incisos II e III. Requer certificados digitais, que podem ou não ser ICP-Brasil.
Assinatura Eletrônica Qualquer mecanismo eletrônico, não necessariamente criptográfico, para identificar alguém em uma mensagem eletrônica ou documentos digitais. Definida pela Lei Nº 14.063/20, Art. 4º, Inciso I. Não requer certificados digitais.
Automação Qualquer processo executado de forma autônoma e sem a necessidade de intervenção humana.
CT O Carimbo do Tempo é um selo emitido por uma ACT que atesta a data e a hora exatas em que um documento foi criado e/ou recebeu a assinatura digital, criando evidências de sua existência temporal e ao mesmo tempo garantindo a validade de sua assinatura digital.
Certificado Digital O certificado digital é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meio eletrônico.
Nuvem/Cloud Um termo genérico que descreve inúmeras tecnologias para comunicação, processamento e armazenamento de dados em infraestrutura disponibilizada na internet.
Concentrador Um equipamento de processamento de dados destinado a centralizar funções semelhantes realizadas de modo distribuído por outros equipamentos.
DPI Dots per Inch, ou pontos por polegada. Medida de resolução para imagens digitalizadas.
Digitalização O processo que converte informações do domínio analógico para o digital. No caso de documentos, é realizado por operador e um scanner.
FTP File transfer protocol, um protocolo para transmissão de arquivos definido pelo RFC 959.
FTPS FTP sobre TLS, permite a transferência de arquivos via FTP com segurança. Definido pelo RFC 4217.
HTTP Hypertext Transfer Protocol, um protocolo para aplicações distribuídas e baseadas em hipertexto definido pelo RFC 2616.
HTTPS HTTP sobre TLS, permite o trafego de informações via HTTP com segurança.
ICP-Brasil Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas.
JSON JavaScript Object Notation, ou notação de objetos baseada em JavaScript. Um formato para intercâmbio de dados especificado pelo RFC 7159/ECMA-404.
LCR A Lista de Certificados Revogados é publicada periodicamente pelas ACs e contém os certificados que foram revogados antes de suas respectivas datas de expiração, tornando-se inválidos. Se um certificado estiver na LCR, não poderá ser utilizado para assinar documentos.
LGPD Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Nº 13.709/18.
Metadados O Decreto Nº 10.278/20, em seu Art. 3º, item II define como sendo "dados estruturados que permitem classificar, descrever e gerenciar documentos".
OCR Optical Character Recognition, ou reconhecimento ótico de caracteres. Para saber em detalhes como o eDok aborda esta tecnologia, consulte o guia Sobre OCR.
OCSP Protocolo de Estado de Certificado Online (Online Certificate Status Protocol) definido pelo RFC 6960. É destinado a permitir a consulta sobre o estado de um certificado digital de maneira on-line e assim, é possível saber se um certificado digital deixou de ser válido logo após a sua revogação e substitui com vantagens as LCR.
OWASP Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web (Open Web Application Security Project), tem como objetivo mitigar vulnerabilidades de segurança na web.
PCKS#12 Formato de arquivo que armazena objetos criptográficos definido pelo RFC 7292. Certificados digitais do tipo A1 utilizam este formato com extensões .pfx ou .p12.
PEP O Prontuário Eletrônico do Paciente é a versão digital do Prontuário Médico que, segundo a Resolução CFM Nº 1.638/02, é um "documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo".
PFS Perfect Forward Secrecy, ou segurança futura perfeita, é utilizado para proteger o conteúdo de mensagens criptografadas e assinaturas digitais pretéritas contra eventuais vazamentos ou comprometimentos futuros de senhas ou chaves criptográficas secretas.
PIN Personal Identification Number, ou número de identificação pessoal. É a senha do certificado digital.
REST Representational State Transfer, uma arquitetura restritiva para serviços web escaláveis. A adesão a todas as restrições arquitetônicas de REST formam um serviço RESTful.
SLA Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço. Define uma promessa de nível de serviço mínimo ofertado pelo prestador ao contratante e estipulada em termo de serviço ou contrato.
SMB/CIFS Server Message Block/Common Internet File System. Um protocolo de rede da camada de aplicação usado principalmente para fornecer acesso compartilhado a arquivos, impressoras e portas seriais e comunicações diversas entre nós sobre uma rede.
Scanner O equipamento dedicado ou multifuncional (acoplado a uma impressora) que executa a digitalização.
TLS Transport Layer Security, ou segurança da camada de transporte. É um protocolo de segurança projetado para fornecer segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores. Sucessor do SSL e definido pelo RFC 5246.
VPC Virtual Private Cloud, ou nuvem privada virtual. Um ambiente em nuvem com recursos de comunicação, processamento e armazenamento de dados isolados.
VPN Virtual Private Network, ou rede privada virtual. O método de interconexão de redes distintas por meio de túneis de comunicação segura.

Continuando...

Parabéns! Você concluiu o capítulo Começando. Para continuar aprendendo, siga para o Manual do Usuário.

Usamos cookies para armazenar informações funcionais. Ao utilizar nossos serviços, você se declara ciente dessa característica e consente com nossa Política de Privacidade.