Em março de 2023 lançamos a primeira versão de produção da geração atual do eDok. Esta nova geração é o resultado de quase 20 anos de experiência com Gestão Eletrônica de Documentos (GED), três anos de desenvolvimento, testes e milhares de horas de esforço para trazer a você, cliente eDok, uma verdadeira revolução.
O momento de embarcarmos seu negócio na revolução eDok chegou!
Este guia detalha o processo de migração da geração anterior para a geração atual do eDok. Ele se destina a administradores, gestores e usuários dos clientes eDok.
Motivação
A geração atual do eDok é um produto inteiramente novo, feito do zero. Apesar de possuir, a rigor, as mesmas funcionalidades, nenhum código ou modelo de dados foi aproveitado da geração anterior. Optamos por este caminho para possibilitar que o novo eDok possa tirar proveito das tecnologias e práticas mais avançadas e seguras atualmente, sem perder de vista sua evolução nas próximas décadas.
Como os novos modelos de dados não são retrocompatíveis com os da geração anterior, uma migração torna-se obrigatória para compatibilizá-los.
Processo
A migração ocorrerá mediante um processo padronizado para todos os clientes, seja para os que estão na nuvem ou on-premises. A única diferença que poderá haver é nos prazos de desativação da geração anterior, que para clientes on-premises poderá ser maior.
O processo de migração consiste das seguintes etapas:
- Equipe eDok entra em contato com os clientes informando da necessidade de migração;
- Cliente agenda a data quando poderá ser iniciada sua migração;
- Na data acordada entre cliente e eDok:
- Um ambiente eDok da geração atual inteiramente novo é provisionado, mas o da geração anterior continuará ativo;
- A rotina de migração é executada. A depender do tamanho do repositório, este processo poderá levar dias;
- Ao final da rotina de migração, o cliente inicia a validação do repositório no novo ambiente;
- Enquanto o cliente efetua a validação, a rotina de migração rodará uma vez ao dia, por até 30 dias, para migrar novos documentos eventualmente criados no ambiente antigo.
- Cliente altera eventuais URLs e chaves de acesso nos dispositivos e aplicações que se integram ao eDok para o novo ambiente;
- 30 dias após o término da migração inicial, o eDok da geração anterior será desativado em definitivo;
- Migração concluída.
Nos clientes on-premises, ou seja, com o eDok instalado em infraestrutura própria, o procedimento é idêntico, mas o prazo para a desativação do ambiente da geração anterior é estendido para até 90 dias.
Custo Zero
A migração para a nova geração não acarretará custos adicionais ao cliente eDok. Todo o processo é gratuito e será fornecido como parte do nosso empenho em prover um serviço de excelência aos nossos clientes.
Migração
A migração é uma tarefa composta de várias etapas concebidas para reduzir o impacto aos usuários internos ou externos do eDok em sua organização. Essas etapas são descritas detalhadamente abaixo.
Preparação
Antes de iniciar a migração, RECOMENDAMOS VEEMENTEMENTE que administradores, gestores e usuários do eDok leiam em sua totalidade os Manuais da Geração Atual do eDok. Encorajamos utilizar estes manuais para compor e ministrar treinamentos aos colaboradores utilizando nosso ambiente de demonstração. Também recomendamos verificar a compatibilidade dos sistemas operacionais e navegadores suportados pela geração atual do eDok.
Não fornecemos serviços de treinamento, projeto e implantação.
Compatibilidade
Em função das atualizações de diversos recursos no novo eDok, poderão existir conflitos de compatibilidade com sistemas operacionais e navegadores em ciclo de suporte estendido ou encerrado.
Especialmente no que tange as APIs DocView e ViewDocs e a integração do Philips® Tasy, recomendamos que estas funcionalidades sejam testadas ainda no ambiente de demonstração, antes da migração ser autorizada. Caso encontre problemas de compatibilidade, atualize os sistemas operacionais e navegadores dos sistemas que se integrarão ao eDok antes de autorizar a migração.
Informações Migradas
As informações migradas da geração anterior para atual são:
- Configurações: apenas as configurações requeridas pela geração atual;
- Grupos: os grupos da geração anterior serão migrados para funções com permissões associadas de modo conservador, ou seja, o menor conjunto de permissões possíveis para fornecer as funcionalidades requeridas;
- Usuários: os usuários migrados terão o email e o nome completo dos usuários existentes, e será gerada uma senha aleatória para acesso seguindo os novos requisitos da geração atual;
- Tipos de Documentos: tipos de documentos com seus respectivos identificadores;
- Repositório: pastas e documentos com todos os seus identificadores, metadados e assinaturas preservados.
Para preservar metadados e assinaturas do documento original, a migração dos documentos ocorre obrigatoriamente com a opção Arquivar Original habilitada. Isto pode fazer com que a conformidade do documento migrado seja
Nível 0
, uma vez que a estrutura de metadados difere de uma geração para outra. A compatibilização deste aspecto modificaria o documento original, invalidando eventuais assinaturas digitais existentes. Esta característica da migração não implica na conformidade ou não do documento migrado.
Regras e Exclusões
Procedimentos relativos a processos e parâmetros internos dos clientes não são cobertos pela migração. Por exemplo: parametrização de impressoras e/ou scanners (incluindo multifuncionais), scripts de FTP, fluxos operacionais e tudo o mais que envolva a operação interna do cliente.
As seguintes regras e exclusões se aplicam à migração:
- Grupos e permissões: alguns grupos e permissões anteriores seguem um mapeamento fixo para o novo modelo de funções e permissões;
-
Usuários Ignorados: os antigos usuários
admin
,guest
,sysint
etasy
são ignorados; - Funções Permitidas: as antigas listas de permissões (ACLs) serão migradas como funções permitidas nas pastas da raiz do repositório. Nas pastas e documentos mais profundos, as funções permitidas serão herdadas;
-
Tipos de Documentos Ignorados: o antigo tipo de documento
default
é ignorado; -
Código do Tipo: caso exista um tipo de documento antigo com código repetido, o novo código do tipo será criado com o sufixo
M
, por exemplo:RG
antigo será gerado comoRGM
se já existir um tipo cadastrado comoRG
no novo ambiente; - Arquivos Órfãos: itens de documentos do repositório antigo cujas pastas ou arquivos PDF foram apagados serão ignorados;
- Propriedade de Migração: pastas que não sejam da raiz e documentos migrados recebem uma propriedade com o ID do respectivo item antigo. Esta propriedade pode ser utilizada para conciliar a migração, mas será removida quando todos os clientes forem migrados;
- Outros Itens Ignorados: ACLs, logs de auditoria e certificados digitais dos usuários no ambiente antigo são ignorados.
Registros
Registros de sistema e atividades são produzidos pela migração para evidenciar todas as operações. Além disso, logs completos da rotina de migração são gerados e salvos para envio aos clientes. Veja um exemplo:
[2023-07-17T18:36:40.337266-0300] [II] eDok Migrate started
[2023-07-17T18:36:40.338810-0300] [II] Migration origin: exemplo.edok.com.br
[2023-07-17T18:36:40.339313-0300] [WW] Requested migration up to 10 documents (for testing purposes)
[2023-07-17T18:36:40.339780-0300] [II] FULL MIGRATION: settings, groups, users, root folders, document types and documents
[2023-07-17T18:36:44.859297-0300] [II] Legacy database connected and replied properly
[2023-07-17T18:36:44.860096-0300] [II] Charset conversion check
[2023-07-17T18:36:44.860529-0300] [II] - Source string in ISO-8859-1: Usuário
[2023-07-17T18:36:44.860982-0300] [II] - Converted string to UTF-8 : Usuário
[2023-07-17T18:36:44.861422-0300] [II] Migrating settings
[2023-07-17T18:36:45.491994-0300] [II] - API settings migrated
[2023-07-17T18:36:45.492502-0300] [II] Migrating groups into roles
[2023-07-17T18:36:46.131929-0300] [II] 1/2 - Group migrated to role: Usuário (group ID 3, role ID 2, slug 'user', level 1)
[2023-07-17T18:36:46.181100-0300] [II] 2/2 - Group migrated to role: Gerente (group ID 4, role ID 3, slug 'manager', level 2)
[2023-07-17T18:36:46.181621-0300] [II] Migrating users
[2023-07-17T18:36:47.162331-0300] [II] 1/3 - User migrated: user1@edok.com.br/vihydse&7AjfeCX (ID 1, role 'admin', level 3)
[2023-07-17T18:36:47.272801-0300] [II] 2/3 - User migrated: user2@edok.com.br/FuUHONP@gyevVxy (ID 2, role 'manager', level 2, perm IDs 5-6-7-8-9)
[2023-07-17T18:36:48.445931-0300] [II] 3/3 - User migrated: user3@edok.com.br/8cqzGfM%gunClXQ (ID 3, role 'user', level 1)
[2023-07-17T18:36:49.698802-0300] [II] Migrating root folders
[2023-07-17T18:36:50.337381-0300] [II] 1/2 - Root folder migrated: Assistencial (legacy ID 4, new ID 1, parent ID 1, role 'manager)
[2023-07-17T18:36:50.372423-0300] [II] 2/2 - Root folder migrated: Educacional (legacy ID 44294, new ID 2, parent ID 1, role 'user)
[2023-07-17T18:36:50.553953-0300] [II] Migrating document types
[2023-07-17T18:36:55.969722-0300] [II] 1/4 - Document type 'Ficha de Internação' already exists with ID 1, skipping
[2023-07-17T18:37:30.598484-0300] [II] 2/4 - Document type 'Legado' already exists with ID 2, skipping
[2023-07-17T18:37:31.240857-0300] [II] 3/4 - Document type migrated: Provas (ID 3, code PR)
[2023-07-17T18:37:31.882426-0300] [II] 4/4 - Document type migrated: Secretaria (ID 4, code SE)
[2023-07-17T18:37:31.893337-0300] [II] - Migrated document type ID sort order: 1,2,3,4
[2023-07-17T18:37:32.488823-0300] [II] Migrating 1631248 documents in chunks of 100 each
[2023-07-17T18:37:33.389056-0300] [II] - Processing chunk 00001/16313
[2023-07-17T18:37:45.861853-0300] [II] 0000001/1631248 - Document FI00001 migrated (legacy ID 3, new ID 32, parent ID 3, took 12.47s)
[2023-07-17T18:38:11.182552-0300] [II] 0000002/1631248 - Document FI00002 migrated (legacy ID 4, new ID 34, parent ID 4, took 25.32s)
[2023-07-17T18:38:31.966340-0300] [II] 0000003/1631248 - Document FI00003 migrated (legacy ID 5, new ID 36, parent ID 5, took 20.78s)
[2023-07-17T18:38:38.779230-0300] [II] 0000004/1631248 - Document FI00004 migrated (legacy ID 6, new ID 38, parent ID 6, took 6.81s)
[2023-07-17T18:39:09.039031-0300] [II] 0000005/1631248 - Document ZZ00001 migrated (legacy ID 7, new ID 40, parent ID 7, took 30.26s)
[2023-07-17T18:39:15.531711-0300] [II] 0000006/1631248 - Document ZZ00002 migrated (legacy ID 8, new ID 42, parent ID 8, took 6.49s)
[2023-07-17T18:39:25.650008-0300] [II] 0000007/1631248 - Document PR00001 migrated (legacy ID 9, new ID 44, parent ID 9, took 10.11s)
[2023-07-17T18:40:11.697123-0300] [II] 0000008/1631248 - Document PR00002 migrated (legacy ID 10, new ID 46, parent ID 10, took 46.04s)
[2023-07-17T18:40:18.853013-0300] [II] 0000009/1631248 - Document SE00001 migrated (legacy ID 11, new ID 48, parent ID 11, took 7.15s)
[2023-07-17T18:41:24.658894-0300] [II] 0000010/1631248 - Document SE00002 migrated (legacy ID 12, new ID 50, parent ID 12, took 65.80s)
[2023-07-17T18:41:24.659828-0300] [WW] Migrated the requested 10 documents (for testing purposes), finishing up
[2023-07-17T18:41:24.660852-0300] [II] Documents migration stats: 10 migrated, 0 already exist, 0 orphan, 0 not found, 0 processing error, total 10
[2023-07-17T18:41:24.662520-0300] [II] eDok Migrate finished
Validação
Após a conclusão da migração inicial, encorajamos os clientes a validarem as seguintes informações, comparando com o ambiente antigo:
- Funções e permissões;
- Funções permitidas nas pastas da raiz do repositório;
- Usuários e detalhes das contas;
- Tipos de documentos;
- Pastas e documentos migrados;
- Funcionamento das integrações.
Utilize os registros fornecidos para validar a migração.
Conclusão
Após validar os dados migrados, a conclusão da migração requer a alteração de configurações em dispositivos e sistemas. São elas:
- Nos scanners e servidores de digitalização, alterar o endereço FTP. O novo endereço é informado diretamente ao cliente;
- Nos sistemas que se integram ao eDok, atualizar as requisições de API com eventuais novos parâmetros configurados;
- Distribuir detalhes de acesso (email/senha) aos usuários. Recomendamos que eles troquem as senhas geradas pro novas senhas;
- Usuários que assinam documentos devem instalar seus certificados digitais;
- Informar ao nosso suporte técnico a conclusão da migração até 30 dias depois do seu início.
Passados 30 dias do início da migração, o ambiente antigo será destruído. Para clientes on-premises, esse prazo é 90 dias.
Suporte
Durante todo o processo de migração, nosso suporte técnico estará de prontidão para auxiliá-lo quando necessário. Conte conosco para uma transição tranquila.
Fim da Geração Anterior
A geração anterior será descontinuada ao fim de 2024.
Uma vez descontinuada, a geração anterior do eDok não receberá mais suporte técnico e manutenções. Até lá, sua documentação estará disponível para referência no endereço https://old.edok.com.br.
Continuando...
Parabéns! Você concluiu o Guia de Migração. Para conhecer os detalhes da evolução do eDok, consulte o Registro de Versões.